terça-feira, 31 de março de 2009

É fácil e você consegue!!!

Hoje estamos aqui batendo na mesma tecla, porém, o assunto importantíssimo: DIMINUIR O CONSUMO DE PLÁSTICO E ISOPOR.
Seguem algumas dicas que podem ajudar a decrescer esse consumo nada saudável para o meio ambiente:

#1 - Comprar ovos somente em embalagens de papelão (facilmente recicláveis).

#2 - Recusar comprar alimentos em bandejas de isopor; entrar em contato com o fabricante (via serviço de atendimento ao consumidor) exigindo que este adote materiais não poluentes.

#3 - Levar sua sacola ou carrinho de casa, assim como embalagens de papel para embrulhar e acondicionar as compras.

#4 - Dar preferência a embalagens de vidro, reutilizando-as em casa ou encaminhando as mesmas para reciclagem.

#5 - Reaproveitar sempre que possível, todos os produtos de plástico que tiver em casa.
Fonte: www.planetaorganico.com.br

segunda-feira, 30 de março de 2009

ECONOMIZE ÁGUA !!!

Economizar água é sinônimo de vida!
Se levarmos em consideração que nosso corpo precisa de água doce e que somente 2,5% dela está no planeta, o ato torna-se ainda mais importante.
Além do motivo vital, quando evitamos o pinga-pinga de torneiras e o desperdício na hora de agüar as plantas, também conseguimos reduzir o valor da conta de água.
COLABORE, ADOTE O USO SOCIAL DA ÁGUA!
Algumas dicas para evitar o desperdício:
1 - No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2 - Ao escovar os dentes: escove os dentes e depois enxágüe a boca, não deixe a torneira aberta, assim você economiza até 3 litros de água.
3 - Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
4 - Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
5 - Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
6 - Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
7 - Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
8 - Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
9 - Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
10 - Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
Mais dicas e reportagens nos sites:
www.rededasaguas.org.br

quinta-feira, 26 de março de 2009

HORA DO PLANETA EM PORTO ALEGRE!

Brasília e Porto Alegre aderiram em 2009 ao ato simbólico
HORA DO PLANETA 2009
No próximo sábado, dia 28 de março, as luzes de vários pontos da capital federal serão apagadas, como: Congresso Nacional, Catedral, Esplanada dos Ministérios, entre outros.
Na cidade de Porto Alegre, a estátua do Laçador e a Usina do Gasômetro, dois ícones gaúchos, ficarão no escuro por uma hora (das 20h30 às 21h30).

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas.

||| No sábado, dia 28 de março de 2009, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governo SÃO CONVIDADOS A APAGAR AS LUZES PELO PERÍODO DE UMA HORA PARA MOSTRAR SE APOIO AO COMBATE AO AQUECIMENTO GLOBAL. |||

Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, a Hora do Planeta pretende atingir 1 bilhão de pessoas em mil cidades.