sábado, 24 de janeiro de 2009

Sustentabilidade na mira dos empresários

Embora pareça uma tendência ditada por intelectuais do ramo da administração ou da sociologia com vistas a promover o marketing verde como mais um nicho de mercado, a sustentabilidade é uma arte que tem ganhado terreno e demonstrado verdadeiras inovações no campo dos negócios. Ser sustentável é tarefa que exige de qualquer instituição um olhar atento e multidisciplinar ao processo global. Significa desenvolver estratégias que direcionem, ao mesmo tempo, atenção para os setores sociais, econômicos e ambientais.
Nos últimos 15 anos, grandes eventos do movimento ecológico aliados à crescente onda de catástrofes naturais chamaram a atenção de consumidores e empreendedores, mostrando que a produção industrial desenfreada traz impactos que afetam a natureza e o homem diretamente. A partir daí, muitas empresas, pressionadas pelo aumento da conscientização global, foram obrigadas as rever seus conceitos.
Novos critérios legais, padrões éticos e de qualidade, selos verdes e outras normatizações foram concebidos para aumentar e manter o nível de exigência do consumidor em relação a produtos e serviços. A importância do cuidado ambiental para empresas, portanto, dirige-se à associação dos processos produtivos com a qualidade de vida das pessoas, sejam elas funcionários, clientes, vizinhos, parceiros. Isso requer dos gestores planejamento adequado prevendo os impactos e conseqüências que seu trabalho gera. Por mais agressivos e impactantes que sejam, podem e devem ser repensados, adequando-os a uma realidade tolerável e prevendo as compensações necessárias.
Lara Ely é jornalista e especialista em Gestão da Qualidade Ambiental.
www.direcione.com.br

Nenhum comentário: