quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

ECODESIGN - MOBILIÁRIO

O objetivo geral deste arquivo é demonstrar o valor, a necessidade e a aplicabilidade do Ecodesign e do Design do produto na criação e concepção do mobiliário pelo Arquiteto especialista em Design de Interiores aplicados na questão da sustentabilidade cotidiana, promovendo uma revisão em todos os nossos padrões de vida, de consumo, de descarte e de desperdício.
A fisionomia dos objetos está em constante mutação, a reutilização dos materiais vem enunciando novos princípios estéticos e é neste panorama que a atuação do Design de interiores fará toda a diferença.
Uma oportunidade de criação de um produto só pode ser explorada quando as tecnologias e ferramentas disponíveis, permitam a fabricação de um produto que satisfaça uma demanda até então, não atendida suficientemente no mercado.
A consciência ecológica está em pauta no mundo inteiro. Com isso a crescente preocupação com a questão ambiental está fazendo com que a população em geral, exija cada vez mais das empresas fabricantes, fornecedoras de matéria prima e/ou insumos, de acessórios e equipamentos, entre outras, produtos que causem o mínimo de impacto adverso ao meio ambiente objetivando assim, um consumo consciente por parte de todos.
Princípios do Design consciente:
- Respeito e igualdade com o Meio Ambiente/indivíduos;
- Produtos projetatos com princípios de ecoeficiência e sustentabilidade;
- Compatibilizar o progresso tecnológico com a preservação ambiental;
- Redução/substituição de materiais ambientalmente nocivos;
- Utilização de materiais renováveis, reutilizáveis e recicláveis;
- Ergonomia e saúde;
- Estética;
- Ética ambiental;
Ao agregar estes indispensáveis valores ao produto em estudo, como base tecnológica, podemos os manifestar e materializar em proposta prática e factível, de pronta aplicação, buscando compatibilizar o progresso tecnológico à preservação ambiental.

Autora: Nathalie Gaioti (Arquiteta e Urbanista -PUC MG - Pós Graduada em Engenharia Ambiental -IETEC - MG - Pós Graduada em Arquitetura de Interiores-IEC - PUC MG - Graduanda de Engenharia Ambiental na Universidade FUMEC)

Um comentário:

Unknown disse...

obrigada pela divulgação! encontro-me a disposição! Att: Nathalie Gaioti